segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Palestra sobre o Património do Garajau

Integrada no ciclo de palestras sobre o Garajau, decorreu no dia 28 de novembro no auditório da Escola Básica do 2º e 3º ciclo do Caniço, uma palestra sobre “Património do Garajau”, proferida pelo Dr. Manuel da Gama, historiador e jornalista.



O historiador começou por relembrar a descoberta da Madeira em 1419 e a exploração da costa da ilha, explicando ainda a origem da freguesia do Caniço. Explicou ainda a razão por que a Ponta do Garajau tem esse nome, posteriormente explicou a forma como as terras do caniço foram exploradas.
O historiador referiu ainda que a Ponta do Garajau teve durante algum tempo grande interesse económico devido às plantas tintureiras, explicou ainda que na praia se instalou a primeira indústria baleeira da ilha.

Para concluir a palestra o Dr. Manuel da Gama explicou a origem do monumento erigido ao Cristo Rei. Começou por explicar que a estátua representa o Sagrado Coração de Jesus, que na Igreja Católica representa o amor de deus pelos homens. Assim reza a lenda que o proprietário das terras do Garajau, tinha problemas com a mulher e na esperança de resolvê-los, fez a promessa de mandar erigir um monumento ao amor e assim foi inaugurada, no dia 30 de outubro de 1927, a estátua ao Cristo Rei, que passou a ser o ponto mais importante da Ponta do Garajau e lugar de romaria de muitos casais.